Escoliose
O que causa?
Escoliose é uma curvatura anormal da coluna para um dos lados do tronco, determinada pela rotação das vértebras.
Diferentemente da cifose e da lordose consideradas desvios fisiológicos, normais da coluna vertebral, que só podem ser observados com a pessoa de perfil (de frente, a coluna é sempre reta) a escoliose é uma curvatura anormal da coluna para um dos lados do tronco, determinada pela rotação das vértebras. A deformidade pode ser vista olhando a pessoa de costas.
Em outras palavras: a principal característica da escoliose é a presença de uma curvatura lateral no plano tridimensional do movimento (esquerda/direita, frente/costas e ao redor do próprio eixo pela rotação de uma vértebra) o que lhe confere a aparência de um C (uma só curvatura) ou de um S (mais de uma curvatura).
A causa da escoliose é ampla. Entre as principais causas são:
- neuromuscular, que é causada por problemas neurológicos como paralisia cerebral ou musculares que determinam fraqueza muscular, controle precário dos músculos ou paralisia decorrente de doenças como distrofia muscular, espinha bífida entre outras.
- idiopática. Somente a escoliose idiopática não possui causa conhecida.
- Congênita – a mal formação de uma ou mais vértebras (barra vertebral, hemivértebra) faz com que o restante das vértebras cresçam de forma errada. Isso faz com que uma curva escoliótica se forme.
- Degenerativa – geralmente aparece em pacientes mais velhos e pode ser consequência da progressão de uma curva aparentemente inocente da adolescência ou de própria do processo degenerativo do paciente.
- Metabólica – são condições inatas no metabolismo que resultam na deformidade da coluna
- Sindrômicas – pacientes portadores de síndromes como Down, geralmente causadas pela hiper lacidão ligamentar.
Portanto, escoliose pode ser uma condição complexa que deve ser individualizada.
O tratamento varia de paciente para paciente. Desde gesso Mehta, como coletes e cirurgia de fusão vertebral.
