Osteoporose
O tratamento para osteoporose na coluna tem como principais objetivos atrasar a perda mineral óssea, diminuir o risco de fraturas, aliviar as dores e melhorar a qualidade de vida.
Para isso, o tratamento deve ser orientado por uma equipe multidisciplinar e é focado especialmente no uso de medicamentos, alimentação adequada, mudanças no estilo de vida e tratamento com fisioterapia.
A osteoporose é uma doença silenciosa caracterizada pela perda da massa óssea, tornando os ossos mais frágeis e com risco de fraturas. Conheça os sintomas da osteoporose.
Apesar de vários nutrientes estarem envolvidos na formação e manutenção da massa óssea, o cálcio e a vitamina D são os mais importantes. Portanto, a suplementação de cálcio e vitamina D é o tratamento padrão na prevenção de fraturas, devendo ser garantida a ingestão diária mínima em todos os casos de osteoporose.
Além disso, outros medicamentos que podem ser indicados pelo médico incluem:
- Bifosfonatos orais: são os medicamentos de primeira escolha no tratamento da osteoporose;
- Alendronato de sódio: ajuda na prevenção de fraturas, havendo evidência de sua efetividade na redução do risco de fraturas vertebrais, não vertebrais e de quadril;
- Risedronato de sódio: previne fraturas tanto em mulheres na pós-menopausa como em homens com osteoporose estabelecida, havendo evidência de sua efetividade na prevenção secundária de fraturas vertebrais, não vertebrais e de quadril.
Após completar o tempo de tratamento proposto, os pacientes devem ter um acompanhamento regular, com avaliações constando de anamnese e exame físico a cada 6 a 12 meses.
O tratamento das fraturas osteoporóticas é amplo e visa melhorar a dor típica dessas fraturas.
A vertebroplastia e cifoplastia são métodos seguro e minimamente invasico comprovadamente eficaz. É um procedimento ambulatorial sem necessidade de internação com melhora significativa da dor se bem indicado.